O Edifício da Fundação AEP

Situada junto ao parque da Cidade do Porto, na Avenida da Boavista, e perfeitamente enquadrada numa das melhores áreas da cidade do Porto, é considerado imóvel com interesse patrimonial e da classe 1P57 CIP.

Foi no início da primeira metade do seculo XX que nasceu a edificação da Sede da AEP/Fundação AEP. 

Inserida na Avenida da Boavista, arruamento que foi feito em meados do seculo XIX, tendo sido concluído a último troco entre Fonte da Moura e o mar em 1917 e que conta com cerca de seis km de extensão e a mais longa Avenida da cidade do Porto. A Avenida inicia-se um pouco a frente do Hospital Maria Pia, passando pelo Hospital Militar, Hospital dos Lusíadas, entrando na Rotunda e acabando na Praça de Goncalves Zarco, mais conhecido por Castelo do Queijo, junto ao mar.

Foram decorrendo os anos e a Avenida foi sofrendo constantes alterações até à presente data, sendo significativo em todas as alterações a eliminação de um enorme conjunto de plátanos que havia ao longo da marginal e a construção da Casa da Música, centro mediático e de elevado valor arquitetónico, substituindo o espaço que era ocupado até então pelo parque dos carros elétricos.

A Casa está localizada na Av. da Boavista, n° 2671, da Freguesia de Lordelo do Ouro, concelho do Porto.

As suas excelentes acessibilidades aproximam-na do centro da cidade, mas também de importantes interlaces de transportes, nomeadamente o porto de Leixões e o aeroporto Francisco Sá Carneiro.

A moradia edificada apresenta uma traça arquitetónica lindíssima própria da época. E sem dúvida uma arquitetura de invejável valor.

A construção do edifício principal e de construção tradicional com bons revestimentos, acabamentos e perfeitamente enquadrada no local. Está implantada numa zona com um ligeiro declive. 

Ano de construção: Construído em 1917 e registado na Conservatória do Registo Predial do Porto.